Instalação e Manutenção de Frisos Boiseries

  • Passo 1

    A parede deve estar limpa e seca.

  • Passo 2

    Planeia a tua instalação antes de aplicares os frisos decorativos. Podes fazer molduras, linhas ou padrões geométricos.
    Dica: Faz um esboço numa folha, para visualizares o resultado.

Passo 3

Usa a fita métrica para medir a área onde vais instalar os frisos. Com o lápis, marca a posição onde cada friso será colocado.

Passo 4

Utiliza um nível para garantires que todas as linhas desenhadas estão retas e niveladas.

Passo 5

Com base nas medições feitas, corta os frisos no tamanho necessário. Podes usar uma serra manual de dentes finos ou um x-ato. Para fazer os cantos e uniões, tens de cortar as boiseries em ângulos de 45º.

Dica: Usa uma caixa de esquadria para fazeres cortes precisos.

Passo 6

De seguida, aplica cola e veda no verso do friso, em todo o comprimento.

Passo 7

Coloca o nível para teres a certeza de que o friso decorativo está completamente alinhado. Depois, pressiona-o contra a superfície para fixar.

Dica: Para te ajudar, usa a fita de papel para segurar as boiseries até que a cola seque.

Passo 8

Nos ajustes finais, certifica-te de que todos os frisos estão bem encaixados, especialmente nos cantos. Se houver pequenos espaços, usa massa para preenchê-los. Depois de secos, lixa o preenchimento suavemente, para uniformizar.

Dica: Espera algumas horas antes de lixares, para que o friso fixe na totalidade e não se mova.

Passo 9

Se quiseres pintar os frisos boiseries, espera pelo menos 24h, para garantires que a cola seca na totalidade. Podes usar tinta de parede.

Manutenção

Os frisos boiseries não requerem limpeza e manutenção regular. No entanto, depois da instalação, podes limpar o excesso de cola ou tinta dos frisos e da parede, com um pano húmido. No dia-a-dia, recomendamos que limpes com um pano limpo e húmido ou um espanador, de forma a tirar o pó dos frisos. Não uses esponjas, esfregões e lixívia. Estes produtos vão riscar e danificar o teu friso decorativo.